Com base sólida e no topo de ranking nacional, Mendonça entra forte em 2026
- André de Brito
- há 4 dias
- 2 min de leitura

O deputado federal Mendonça Filho inicia 2026 com capital político fortalecido e certamente, muito animado para a disputa eleitoral que se aproxima. No fim do ano passado, foi reconhecido como o segundo melhor deputado do Brasil e o primeiro do Nordeste e de Pernambuco, segundo o Ranking dos Políticos, que avalia desempenho parlamentar com base em critérios como produtividade legislativa, uso de recursos públicos, presença e ficha limpa. Ainda em dezembro, entrou também para a lista dos 30 congressistas mais influentes do país, divulgada pelo Prêmio Valoriza Parlamento.
A projeção nacional se deu em meio a mais uma atuação de protagonismo na Câmara, especialmente como relator da PEC da Segurança Pública, apresentada como resposta institucional à escalada da violência nos estados. O relatório propôs medidas como o fim da progressão de pena para crimes graves e a criação de um modelo mais integrado de governança na área da segurança. A construção do texto foi elogiada por lideranças de diferentes partidos, reforçando o perfil de Mendonça como parlamentar de articulação e entrega.
Com trajetória pública marcada por consistência e notoriedade, Mendonça entra no ano eleitoral com uma combinação rara: reconhecimento técnico e apoio político transversal. Em vez de polarizar ou buscar protagonismo em embates ideológicos, tem preferido atuar e avançar em temas sensíveis com pragmatismo e foco em resultados; uma marca de sua atuação legislativa.
Nos bastidores, a avaliação é de que ele larga 2026 com a reeleição bem encaminhada. Consolidado como uma das principais vozes de Pernambuco na Câmara, Mendonça se posiciona como um nome viável e competitivo, em um cenário onde a credibilidade institucional pode pesar mais do que o barulho eleitoral.
A dúvida? Será que ele permanece na Federação? Tem muita água pela frente, mas ele vem forte.
Fala PE













Comentários