top of page

Instituto Conceição Moura realizará 9ª entrega do projeto "Direito ao Brincar", beneficiando mais de 300 pessoas em Vila Nova, Belo Jardim

  • Foto do escritor: André de Brito
    André de Brito
  • 7 de out.
  • 2 min de leitura
ree

O Instituto Conceição Moura avança em sua missão de garantir o direito ao brincar para crianças na primeira infância, com a nona entrega do projeto "Direito ao Brincar: Brinquedotecas Vivas", nesta quarta-feira (08/10), às 14h. Desta vez, a comunidade da Escola Municipal João Marques da Silva, localizada em Vila Nova, Zona Rural de Belo Jardim, será a beneficiada. A iniciativa impactará diretamente 309 pessoas, entre crianças, familiares e educadores.


Desde 2021, o projeto tem instalado brinquedotecas em instituições escolares municipais, promovendo espaços lúdicos que estimulam o desenvolvimento integral das crianças de 0 a seis anos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, o Grupo Moura e o COMDICA, já foram entregues oito brinquedotecas vivas, transformando realidades locais e potencializando o aprendizado por meio do brincar.


“O espaço da brinquedoteca é uma forma concreta de garantir às crianças o direito de brincar, imaginar e criar. É um investimento no futuro delas, fortalecendo a cidadania e o desenvolvimento integral desde os primeiros anos de vida. Sonhar junto transforma, e é isso que buscamos promover em cada comunidade atendida pelo projeto”, afirma a coordenadora executiva do Instituto Conceição Moura, Lorena Tenório.


Um dos diferenciais do projeto está na mobilização de voluntários do Grupo Moura, que confeccionam os brinquedos, a exemplo de escorregadores e balanços, diretamente nas oficinas da fábrica, com o apoio das equipes de manutenção voluntárias. A logística de transporte é garantida pela Transportadora Bitury, que distribui os brinquedos às escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs).


Além dos equipamentos, as instituições recebem um acervo inicial de brinquedos e materiais educativos, mobiliário adequado e a pintura lúdica dos espaços, criando ambientes acolhedores e inspiradores. Ao mesmo tempo em que valoriza o brincar como direito fundamental da criança, o projeto contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Está diretamente alinhado ao ODS 4 (Educação de Qualidade), ao promover ambientes de aprendizagem inclusivos e eficazes.

 
 
 

Comentários


bottom of page