top of page

Prefeitura de Belo Jardim realiza oficina “+ Que Comida” para fortalecer autonomia de usuários das cozinhas comunitárias

  • Foto do escritor: André de Brito
    André de Brito
  • 20 de ago.
  • 1 min de leitura

Capacitar, ensinar e gerar novas oportunidades de renda: essa é a proposta da oficina de panificação do projeto “+ Que Comida”, realizada pela Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Assistência Social. O projeto envolveu usuários das três cozinhas comunitárias da cidade, localizadas na Cohab 3, Bom Conselho e Bela Vista, mostrando que é possível transformar habilidades culinárias em fontes de renda e de economia doméstica.


Teoria e prática se uniram na oficina, conduzida pelo instrutor de panificação e confeitaria André Araújo, que acumula 18 anos de experiência. Realizada entre julho e agosto, o curso apresentou receitas de baixo custo e de fácil execução, que puderam ser reproduzidas em casa, resultando na produção de diversos itens, como pão-brioche com recheios variados e diferentes formatos, além de pães salgados e doces, entre outros.


“Ao longo desses dois meses, vimos mulheres descobrindo suas capacidades, aprendendo na prática e se sentindo empoderadas. O projeto é piloto e vamos avaliar seu impacto social, mas, se os resultados forem positivos, nossa ideia é ampliá-lo para alcançar ainda mais pessoas, proporcionando oportunidades de geração de renda e autonomia”, destacou a secretária de Assistência Social, Adriana Perboire.


O instrutor André Araújo, destacou: “Além de capacitar, a iniciativa fortaleceu a economia doméstica, oferecendo estratégias para que as famílias reduzam custos com a alimentação e, em muitos casos, retomem ou criem novas pequenas atividades comerciais”.

 
 
 

Comentários


bottom of page